Porquê contratar um advogado especializado em direito da família?

avatar

Welink Legal

Existem várias vantagens de ter um advogado de família que seja especializado em direito familiar. De uma forma muito geral, um advogado é o profissional que defende os interesses dos seus clientes, entenda-se aqui por clientes tanto pessoas particulares, como pessoas jurídicas. Tais como empresas, associações, organizações e demais entidades públicas e privadas. 

 

O advogado será o representante legal do seu cliente, e deverá atuar em seu nome, sempre com base na legislação em vigor. Se um advogado representa e defende os interesses do seu cliente, e se os clientes podem ter os mais diversos tipos de questões para resolver, faz todo o sentido que os advogados se especializem em áreas distintas. E mais sentido ainda que os clientes escolham os seus representantes em função do que pretendem ver tratado. 

 

O grande objetivo do cliente é ter a situação resolvida da melhor maneira, o mais rapidamente possível e ao menor custo. Um bom profissional, especialista, terá certamente mais hipóteses de ser bem-sucedido. 

 

1. Os advogados podem especializar-se em diversas áreas

Os advogados podem atuar em várias áreas distintas do direito, mas ao escolherem a área com a qual mais se identificam, uma área de que realmente gostem e os motive. Assim, acabam por ganhar mais experiência nessa área, ampliam aspectos e cenários e tornam-se melhores profissionais no que a esta diz respeito. 

 

Ser especialista na área a que se dedica é ter consciência de que terá de ser um profissional atento e em constante atualização. Desta forma vai conseguir de forma imediata ver os problemas e apontar soluções. Quanto mais atua, mais experiência ganha, e certamente melhores serão os seus resultados. 

 

O advogado de família é um especialista no ramo do direito civil, que trata de questões que envolvem as relações familiares e as obrigações e direitos que decorrem dessas mesmas relações.

 

2. Quais as questões que um advogado de família pode tratar? 

Como cada família é única, e todas as famílias são diferentes, o advogado de família evolui como profissional à medida que evolui a sociedade e o entendimento judicial. 

 

Neste ramo de direito, estão incluídos os assuntos relacionados com contratos pré-nupciais, casamentos, uniões estáveis, divórcios, relações de parentesco, filiação (maternidade e paternidade), adoção, pensões de alimentos, bens de família, inventários, tutelas, curatelas e guardas, interdições e inabilitações, maiores acompanhados, testamentos (heranças e sucessões), planeamento sucessório e partilhas, entre outros. 

 

No nosso país uma das situações mais comuns, que leva à contratação dos serviços de um advogado especializado em direito da família, são as resoluções de conflitos diretamente ligadas a casais ou outros elementos da família. O que a maioria talvez não saiba é que com o apoio de um bom advogado, muitas destas situações são resolvidas de forma extrajudicial, ou seja, sem recurso à justiça. 

 

Só um advogado de família poderá orientar as partes envolvidas no sentido de perceber se há ou não necessidade de recorrer à via judicial. Um divórcio por exemplo, pode ser tratado em cartório, desde que cumpridos todos os requisitos necessários. Acaba assim por ser um procedimento muito mais rápido que a ação judicial, logo acarreta também menos custos para os intervenientes, já que não há lugar a pagamentos judiciais. 

 

A importância de um advogado de família 

Interessa não esquecer nunca, que qualquer uma das questões anteriormente referidas, põe em causa as relações familiares e como tal é muito importante que o advogado especializado em direito da família tenha isso em consideração. 

 

A grande maioria das situações são quase sempre particularmente delicadas, pois envolvem sentimentos e emoções, neste sentido espera-se alguma sensibilidade extra destes profissionais, advogados especialistas em direito da família. 

 

Espera-se, no entanto, também que como profissionais do ramo e ao entenderem melhor estes aspetos emocionais sejam capazes de auxiliar os seus clientes a tomarem as melhores atitudes e decisões. No cumprimento da lei, sem que os sentimentos os levem a tomar decisões que não sejam de todo benéficas para estes. 

 

O aspecto familiar interfere muito na vida de todos nós, seja no trabalho ou no nosso grupo de amigos, por isso é necessário que os advogados de família sejam capazes de se colocar no lugar do cliente, fazendo-o ser entendido. 

 

O papel do advogado de família varia, no entanto, consoante o tipo de processo.

 

Papel do advogado de família 

Há duas situações distintas em que este profissional pode atuar. Uma diz respeito a situações litigiosas, ou seja, todas aquelas que envolvem disputas e o poder jurídico. Nesta situação o advogado tem o papel de procurador, levanta provas, elabora petições, cumpre prazos, despacha para apreciação superior do juiz, participa nas audiências, entre outras. 

 

A outra, não envolve o poder jurídico. Falamos de situações em que há acordo entre as partes. Nestas situações o advogado especializado em direito da família atua como mediador e facilitador de todo o processo. 

 

Em suma, um advogado especializado em direito da família, presta assessoria jurídica de qualidade, ajuda a resolver os conflitos extrajudiciais sempre que há necessidade disso, propõe ações judiciais quando a situação assim o obriga, e acima de tudo, defende os interesses do seu cliente.


Welink Legal