Welink Legal Welink Legal
Aquisição de imóvel: saiba o que deve ter em conta

Aquisição de imóvel: saiba o que deve ter em conta

Welink Legal

Welink Legal

Aquisição de imóvel: saiba o que deve ter em conta

Fazer a aquisição de um imóvel pode parecer um processo assustador ao primeiro contacto. Todos sabemos que as burocracias são muitas e que nem sempre as coisas acontecem no tempo esperado. 

 

Para o ajudar na aquisição de imóvel, reunimos alguns pontos fundamentais que precisa ter em conta antes de iniciar o processo. 

 

Já está preparado para anotar tudo? Ótimo! Vamos a isso. 

Não ignore estes pontos antes de passar à aquisição de imóvel

Situação atual: profissional, pessoal e, acima de tudo, financeira

Ter uma perceção realista da sua vida a diferentes níveis é essencial para entender se esta é, ou não, a altura certa para avançar com a aquisição de imóvel. 

 

Considere sempre a sua situação profissional, ela pode ser menos ou mais incerta, mas com certeza sentirá alguma segurança na empresa onde trabalha, caso esteja numa situação profissional estável. 

 

A nível pessoal também é importante que se sinta preparado para dar este passo. A aquisição de imóvel é uma responsabilidade muito grande que lhe trará algumas preocupações para as quais deve estar preparado. 

 

Mais obvio, a nível financeiro, terá de estar preparado para o investimento que a compra de uma casa simboliza. O ideal é que tenha um bom backup e continue financeiramente confortável depois da aquisição de imóvel. 

Vamos falar de números: quanto dinheiro tem disponível para a aquisição de imóvel?

Dinheiro não é tudo, até podemos concordar, mas neste caso, se não tem uma verba considerável e segura, arriscar-se na aquisição de imóvel pode não ser a opção mais inteligente. 

 

Sente-se e faça um levantamento das suas contas, entenda o que pode e o que não pode investir, e com que tipo de crédito conseguirá continuar a ter uma vida confortável. Comprar casa é importante, mas não é merecedor de sacrificar todo o seu estilo de vida. 

 

Depois de entender isto, será capaz de perceber qual o valor da casa que pode comprar e todo o processo vai desenrolar-se a partir daí. 

 

Aconselhamos a que já nesta fase entenda que o investimento na aquisição de imóvel não se limita à entrada inicial e ao pagamento mensal do crédito. Terá ainda a escritura, as despesas de condomínio, possivelmente, os seguros, o IMI e as contas gerais da casa, de água, luz, gás e internet, por exemplo. 

 

Considerados estes dois pontos, já poderá passar à procura da sua casa ideal. 

 

Com a sua situação atual estabilizada e um planeamento claro do investimento que pode fazer na aquisição de imóvel, os próximos cuidados já serão em relação à melhor escolha a fazer. 

Como é a casa que idealiza?

O primeiro ponto a definir poderá ser se quer adquirir um imóvel novo ou usado. Considerando que a aquisição de imóvel quando este é novo tem, habitualmente, um custo mais elevado. 

 

Contudo, não ache que comprar uma casa nova é sempre o mais vantajoso. Há vários pontos a ter em conta nestes casos. 

 

A comparação de preços é sempre muito elucidativa na aquisição de imóvel. Tenha opções diferentes e faça as suas comparações tento em conta os prós e os contras de cada casa. 

 

Nas casas usadas, preocupe-se sempre em ver o estado real da habitação. As fotografias podem enganar muito! Podem ser necessárias remodelações que não está disposto a fazer, por isso é importante que tenha noção de todo o investimento que pode vir depois da aquisição de imóvel. 

Já tem a certeza de onde quer morar?

A localização é um dos pontos mais importantes na aquisição de imóvel. Este será o sítio onde vai viver, por isso existem vários fatores a ter em conta. 

 

Considere a distância para o seu trabalho, as acessibilidades, a oferta de serviços próximos onde pode ir a pé, a proximidade a escolas e outros estabelecimentos de ensino… tudo isto conta! E claro, não deixe de analisar a segurança do local. 

 

As pessoas que já vivem no lugar onde vai adquirir um imóvel também devem merecer a sua atenção, afinal serão os seus vizinhos. Terá de partilhar espaços comuns com essas pessoas e conviver regularmente com elas, por isso é bom que encontre uma vizinhança com a qual se identifique. 

 

A localização da casa vai interferir também com o dinheiro que lhe vai sair da carteira, uma vez que vai fazer variar valor do IMI e o valor a pagar pela água, por exemplo. 

 

Casa escolhida? Passamos aos cuidados que não pode mesmo descurar durante o processo efetivo de aquisição de imóvel. 

Já ouviu falar em Ónus sobre imóveis?

Acreditamos que se está agora a embarcar na compra da primeira casa, nunca tenha ouvido falar disto. Ónus nada mais são do que obrigações, e no caso dos imóveis existem Ónus financeiros, fiscais e de propriedade. 

  • Ónus financeiros: Considerando que já verificou que a sua casa nova cumpre todos os requisitos legais, deve então entender se existem hipotecas ou penhoras a ocorrer sobre o imóvel que quer comprar. Consegue esta informação na Conservatória do Registo Predial. 

Se alguma destas situações se verificar, aconselhamos a que não avance com a compra, ou estará a entrar num processo de endividamento que nada tem a ver consigo. 

  • Ónus fiscais: Dirija-se às Finanças e verifique se o IMI do imóvel que vai comprar está em dia. Se comprar casa com pagamento em falta, eles vão passar a recair sobre si. 
  • Ónus de propriedade: o seu imóvel não tem herdeiros associados? É bom que verifique esta situação para que não tenha problemas no futuro. 

Procure acesso a toda a documentação da casa durante o processo de aquisição de imóvel. 

Se já encontrou a casa ideal para si, o próximo passo será ter acesso a todos os documentos relacionados com o imóvel. 

 

Como já referimos acima os Ónus de um imóvel podem ser muitos e de diferentes carizes, daí que seja tão importante que procure toda a documentação e informação existente antes de avançar com a compra. 

 

Para que tudo corra bem e tenha uma aquisição de imóvel tranquila, contrate um advogado para o processo logo desde início. Ele estará alerta para possíveis dividas dos proprietários, de condomínio, para possíveis problemas de heranças e tudo mais. 

 

Para encontrar o seu advogado faça uma pesquisa na Welink Legal. Diga-nos o que precisa e onde quer encontrar o profissional ideal. Com certeza encontraremos alguém disponível e que tornará o seu processo de aquisição de imóvel muito mais simples. 

É advogado ou solicitador?

Referencie o seu escritório no primeiro website especializado para advogados e solicitadores!