Welink Legal Welink Legal
Despedimento sem justa causa: quando chamar um advogado?

Despedimento sem justa causa: quando chamar um advogado?

O que se entende por despedimento abusivo?

Um despedimento deve ser por justa causa. Tal decisão diz respeito a vários motivos, incluindo despedimento económico, despedimento devido a incompetência profissional, despedimento devido a um lapso disciplinar, etc.

 

De acordo com o Código do Trabalho, o despedimento de um trabalhador com contrato sem termo ou a termo será considerado injusto se a violação do contrato for o resultado de um julgamento aleatório ou arbitrário por parte do empregador.

 

Concretamente, a lei não tem uma lista pré-estabelecida de causas reais e graves de despedimento. Apenas os juízes estão em posição de decidir sobre um determinado caso com base nas provas presentes.

Definição de uma causa séria e real

Um motivo de despedimento deve ser objetivo e verdadeiro. O empregador não pode confiar em sentimentos puramente pessoais. Não poderá rescindir um contrato, se sentir, por exemplo, que já não confia num dos seus empregados sem uma razão exacta.

 

A partida de um membro do pessoal deve também corresponder a uma falta grave. Isto aplica-se quando a presença do inquirido põe em perigo a atividade. O exemplo clássico é a apropriação indevida de fundos dentro da empresa.

Como reconhecer um despedimento sem justa causa e nulo?

Um despedimento é qualificado como "ilegal" quando o procedimento para rescindir o contrato não estiver de acordo com a legislação. O empregador deve enviar uma carta de convocação, e depois proceder a uma entrevista preliminar, antes de entregar a carta de despedimento.

 

O despedimento inválido é uma rescisão ilegal do contrato ou um impedimento a uma liberdade fundamental.

 

O despedimento "abusivo" é o que é diretamente referido como "abusivo". As razões para a rescisão do contrato de trabalho são inválidas.

Como posso desafiar o despedimento injusto?

Um funcionário que considere ter sofrido um prejuízo devido a despedimento sem justa causa pode remeter o assunto para o Conselho Prud'hommes. Este último tem um período de um ano a contar da notificação de despedimento para tomar esta medida.

 

 

Inicialmente, pode requerer ao tribunal competente, preenchendo a petição de encaminhamento para o tribunal do trabalho para os empregados. A referida petição deve ser enviada por correio para o registo do conselho.

 

Deve mencionar vários elementos de informação, desde os dados de contacto do empregado e do seu empregador até às expectativas do empregado, o objeto do pedido e os fundamentos do caso. Finalmente, ele ou ela pode anexar documentos de apoio à carta.

 

Em todos os casos, o funcionário pode dispensar os serviços de um advogado para defender o seu caso. No entanto, esta alternativa é fortemente recomendada.

 

Um procedimento de disputa é o seguinte:

  • A primeira fase obrigatória, também conhecida como a fase amigável. Tem lugar perante o Conselho de Conciliação do Conselho Prud'hommes. Esta fase visa resolver o caso sem ter de comparecer perante o juiz;
  • Quando não foi alcançado qualquer compromisso, é essencial levar o caso a tribunal. O juiz Prud'hommes avaliará se os fundamentos para o despedimento são bem fundamentados.

Porque é importante contratar um advogado?

No caso de um caso de tribunal de trabalho, o empregado tem a possibilidade de se defender sozinho, mas é sempre interessante recorrer a um advogado especializado em direito do trabalho. O advogado guia o seu cliente de forma a respeitar os procedimentos necessários. Pode também redigir cartas e oferecer assistência.

 

Deve-se lembrar que os procedimentos de despedimento sem justa causa são complexos e merecem uma grande precisão. O advogado tem a capacidade de detetar uma lacuna ou defeito na forma, permitindo-lhe assim contestar com sucesso o despedimento injusto.

 

Se não tiver meios para encontrar um advogado especializado em processos de despedimento, o Estado, através de assistência jurídica, pagará a totalidade ou parte das suas despesas legais. 

 

Também é possível pedir aconselhamento gratuito a um advogado que exerça nas câmaras municipais ou nos tribunais de justiça. Finalmente, se não desejar ser assistido por um advogado, pode sempre contactar um inspetor do trabalho ou um sindicato.

Razões para ser assistido durante a pré-interrogação?

Normalmente, a entrevista com o empregador tem lugar 5 dias após a receção da carta convite. O empregado não é obrigado a comparecer, mas será do seu interesse se desejar regressar à empresa.

 

Pode ir lá com um representante do empregado ou simplesmente com outro empregado. Este último pode ajudá-lo a preparar-se para a entrevista, mas também pode intervir, dando a sua opinião sobre a situação. A sua presença serve acima de tudo para acalmar a situação. Finalmente, ele ou ela pode testemunhar a ata das discussões.

Como funciona uma transação com o seu empregador?

Este acordo visa resolver o problema de uma forma interdependente. O empregado compromete-se a desistir da ação judicial, enquanto o empregador se compromete a pagar-lhe uma indemnização.

Resultados de despedimento sem justa causa

Quando um empregado é despedido injustamente, o advogado pode requerer a reintegração do empregado. Se o seu empregador refutar esta decisão, o empregador deve pagar-lhe uma indemnização.

 

Em geral, o despedimento económico e a manutenção dos salários são dois conceitos opostos. O subsídio de desemprego na sequência de um despedimento económico é a situação mais comum.

 

Para uma antiguidade superior a 2 anos dentro da atividade, que tem pelo menos 11 empregados, a compensação será fixada num montante superior a 3 meses de salário bruto. No entanto, não pode exceder 3,5 meses. Um empregado com menos de 2 anos de antiguidade só pode reclamar entre 1 e 2 meses de indemnização a pagar pelo empregador

Este último pode ir a um simulador online para saber quanto pode receber.

Encontre um advogado ou empresa qualificada

É advogado ou solicitador?

Referencie o seu escritório no primeiro website especializado para advogados e solicitadores!