Welink Legal Welink Legal
digitalizaco-de-advocacia

A digitalização dos escritórios de advocacia

Welink Legal

Welink Legal

A digitalização dos escritórios de advocacia, uma medida necessária

A profissão é cada vez mais jovem, cada vez mais advogados são ajuramentados a cada ano. Há 30 anos atrás, o solicitador escolheu o seu cliente. Agora é o cliente que escolhe o seu solicitador. Contudo, o cliente, quando procura um advogado, compara os preços e vai ao ponto de os colocar em concorrência. 

E o solicitador que ignora esta nova situação e aguarda os seus clientes? Na verdade, ele já não existe. Cada solicitador está equipado com um telemóvel, um computador e uma linha telefónica chamada "VoIP". 

Contudo, não basta ter os seus meios de comunicação "modernos" para desenvolver a sua clientela, porque para ser contactado, ainda tem de estar presente na Internet. É assim que a sociedade de advogados evolui e tem de se transformar para estar presente na Internet. Deve ser digitalizado, ou seja, tornar-se virtual (nuvem, vídeo, website, cartão de visita virtual, vídeo de apresentação, logótipo animado, etc.), para além do estabelecimento físico.

O escritório de advogados abordará então um "webmaster" que se encarregará do aluguer do nome do domínio e do alojamento e depois da criação do website.

 

O website pode consistir em fichas técnicas informativas, jurisprudência, casos concretos e sobretudo, uma página de "contacto" com um formulário para contactar diretamente o advogado.

 

Este é o primeiro passo para a digitalização do escritório.

A digitalização de escritórios de advocacia, uma medida técnica e muito rentável

Os escritórios de advocacia mais rentáveis são os escritórios com maior presença na Internet. Estes são os dados estatísticos. Qualquer pessoa que procure um solicitador consultará a Internet e, utilizando o seu "motor de busca" tipo Google, palavras-chave relacionadas com as suas necessidades, aparecerá nos resultados da pesquisa uma lista de solicitadores.

 

 Estatisticamente, deve-se saber que quem procura um solicitador na Internet não irá além da segunda página de resultados de pesquisa.



Assim, os solicitadores precisam de trabalhar na sua presença na Internet e saber como aparecer nestas cobiçadas duas primeiras páginas.

SEO e SEA

SEO

SEO é a forma como o website do solicitador é visto pelos robots dos motores de busca. Isto irá determinar o seu SEO. Vários critérios são tidos em conta: a autoridade do nome do domínio, a relevância e originalidade do conteúdo, a concepção do site que deve respeitar as normas da web (tempo de carregamento da página, site responsivo, etc.).

 

Assim, quanto mais antigo for o website do advogado, quanto mais conteúdo original receber, mais relevante será para um tópico procurado, melhor será o seu SEO.

 

Note-se que esta não é uma tarefa fácil e só com o tempo é que o website do advogado, à medida que as otimizações e os novos conteúdos são integrados, será bem referenciado. SEO é uma estratégia a longo prazo. O webmaster mantém um papel essencial uma vez que é ele que irá carregar os artigos e otimizar os textos transmitidos pelo advogado, de modo a que os robots dos motores de busca indexem o artigo da melhor maneira possível.

SEA

SEA, Search Engine Advertising consiste em solicitar aos motores de busca que coloquem um anúncio nas duas primeiras páginas de resultados. Isto permite que o website do advogado fique rapidamente em primeiro lugar nos motores de busca e tenha benefícios económicos imediatos.


É preferível confiar esta missão a um especialista SEA que domine os serviços cada vez mais complicados dos motores de busca e saiba escolher habilmente as palavras-chave a comprar, a fim de otimizar a campanha publicitária do escritório de advocacia.

 

O perito da SEA especializado na área jurídica realiza um estudo a montante do mercado de advogados, de acordo com as suas especialidades. Por exemplo, estudará os solicitadores de divórcio, para analisar as palavras-chave mais procuradas pelos utilizadores da Internet e pode apresentar um plano de campanha eficaz para otimizar o orçamento do escritório de advocacia.

 

 Para o mesmo orçamento, ao escolher as palavras-chave mais relevantes, o escritório de advocacia terá uma taxa de conversão muito mais elevada para novos casos (até 300%).



Encorajado pela crise da cobiça, o teletrabalho deu um impulso à digitalização dos escritórios de advocacia, que para a maioria deles era apenas um modo de comunicação em pousio. Os solicitadores perceberam agora que o desenvolvimento dos seus negócios vai depender de uma presença activa nas redes digitais.

É advogado ou solicitador?

Referencie o seu escritório no primeiro website especializado para advogados e solicitadores!