Welink Legal Welink Legal
Transição digital para advogados: Novas práticas para 2022

Transição digital para advogados: Novas práticas para 2022

Welink Legal

Welink Legal

Após vários anos de crise ligada à Covid-19, as práticas dos escritórios de advocacia devem agora reinventar-se. Para 81% dos advogados, é tempo de transformar a profissão de uma forma sustentável. E mais de 70% acreditam que a crise mudou as condições da prática, particularmente no que diz respeito à transição digital dos instrumentos de trabalho.

 

Já iniciada antes da crise, a digitalização dos escritórios de advogados é agora inevitável para assegurar a sua sustentabilidade.

 

Mas como proceder? Quais são as melhores práticas digitais a implementar em 2022 num escritório de advogados? Vamos verificar.

 

 

Resumo:

 

1. Adaptar-se a novas práticas: técnica 100% online? 

2. Automatização e software para uma melhor gestão das práticas

  • a. Automatização de contratos e outros documentos 
  • b. CRM 

3. Melhor visibilidade na internet graças às novas práticas digitais 

  • a. Presença nas redes sociais 
  • b. Legal Design
  • c. Utilização de empresas e agências de comunicação 

 

 

 

1. Adaptar-se a novas práticas: técnica 100% online? 

 

A inovação no serviço prestado aos clientes e a digitalização dos escritórios de advogados estão entre as principais preocupações dos advogados.

 

É de facto essencial ter em conta as novas utilizações dos clientes (e as suas), particularmente em termos de trabalho à distância. Atualmente, novos softwares permitem uma relação cada vez mais digital entre o advogado e o seu cliente, preservando simultaneamente a proximidade essencial à profissão e as exigências de confidencialidade. 

 

Em termos práticos, isto significa uma maior utilização de plataformas de videochamada e de armazenamento em nuvem para facilitar a partilha de documentos. Cada vez mais advogados estão também a utilizar sítios de marcação de consultas on-line

 

Finalmente, a assinatura electrónica também permite uma maior digitalização. Graças a protocolos digitais seguros, o advogado e o seu cliente podem celebrar um contrato ou qualquer outro documento legal à distância. Uma boa ferramenta para evitar viagens desnecessárias e para alcançar, porque não, uma prática 100% online?

 

Estas diferentes ferramentas modernizam a imagem da profissão e permitem-nos fazer parte da evolução da sociedade que torna o trabalho à distância uma obrigação. 

 

Mas são também excelentes formas de tornar a sua vida diária mais fácil, poupando tempo e aumentando a eficiência. 

 

 

2. Automatização e software para uma melhor gestão das práticas

 

As novas práticas digitais dos advogados também envolvem a digitalização de softwares empresariais.

 

 

Automatização de contratos e outros documentos 

 Contratos de trabalho, acordos de confidencialidade, condições gerais de venda, estatutos da empresa, etc. Há agora softwares que estão disponíveis para automatizar a redacção dos seus documentos, conciliando segurança jurídica e personalização. Esta é uma ajuda preciosa, especialmente se tiver um grande volume de contratos para redigir. 

 

O resultado? Poupança de tempo, partilha mais fácil de documentos, maior satisfação do cliente e redução do risco de erros.  

 

 

CRM 

Um CRM é um software de gestão de relações com clientes, alguns dos quais são agora especializados em escritórios de advocacia. Garantem uma dupla segurança essencial à profissão: segurança de dados em servidores localizados na União Europeia e segurança interna. Cada advogado ou membro da firma tem o seu próprio acesso e não pode consultar os ficheiros dos clientes dos seus colegas.

  

É uma base de dados que centraliza informações chave sobre os seus clientes e potenciais clientes (dados de contacto, profissão, etc.), bem como documentos relacionados com o negócio actual e a sua actividade (e-mails enviados aos clientes, documentos redigidos, etc.). O CRM permite-lhe também automatizar certas tarefas (por exemplo, avisos de cobrança), arquivar facilmente documentos, analisar o seu desempenho de vendas graças a dados estatísticos e indicadores, etc.

 

Os benefícios do CRM incluem: 

  • Gestão de tempo e eficiência, melhor equilíbrio da sua vida pessoal e profissional 
  • Melhoria do trabalho remoto e da colaboração em equipa (acesso aos dados a partir de qualquer lugar e a qualquer momento)
  • Melhoria da rentabilidade da prática com a possibilidade de acções de venda e marketing 

 

 

3. Melhor visibilidade na internet graças às novas práticas digitais 

 

Para além do website tradicional e a base da sua visibilidade, quais são as outras ferramentas importantes a utilizar em 2022?  

 

 

Presença nas redes sociais 

A presença digital dos advogados nas redes sociais está a desenvolver-se gradualmente, mas ainda não é a melhor. No entanto, é um bom complemento do website para aumentar a sua visibilidade e, por conseguinte, o seu volume de negócios. 

 

Mas quais as redes sociais a escolher? Escolher sempre a qualidade em vez da quantidade. Uma presença em uma ou duas redes é mais do que suficiente. Por exemplo : 

 

  • Linkedin- Rede profissional por excelência, permite-lhe mostrar os seus antecedentes e conhecimentos (publicando notícias, por exemplo) mas também manter-se em contacto com os seus colegas, clientes e potenciais clientes.
  • Facebook - As páginas profissionais têm um público interessante. O seu público alvo será mais privado. 
  • Instagram - Esta rede está a tornar-se cada vez mais popular entre os advogados que querem comunicar de forma diferente e destacar-se. Em formato "real" (vídeos curtos), é um método eficaz para transmitir informações relevantes aos seus potenciais clientes, construindo uma ligação estreita e fazendo-os entrar em contacto consigo. 




Legal Design

Legal Design é uma das últimas inovações na comunicação jurídica. O princípio é simples: trata-se de tornar os documentos legais mais claros e rapidamente compreensíveis para o maior número de pessoas. 

 

Isto é conseguido em particular através do vocabulário utilizado (simples e não técnico) mas sobretudo através de uma apresentação mais visual e hierárquica (computação gráfica, diagramas, etc.). 

 

Um valor acrescentado interessante a implementar na sua prática! 

 

 

Utilização de empresas e agências de comunicação 

Todos os advogados podem construir uma política de marketing e comunicação digital digna desse nome. Mesmo aqueles que praticam individualmente ou numa pequena empresa. 

 

Muitas agências são especializadas no apoio a escritórios de advocacia e oferecem soluções à medida. Esta é a garantia de uma comunicação moderna que lhe permite destacar-se da concorrência e tranquilizar os seus clientes com uma imagem de competência e profissionalismo.

 

Do seu lado, é tanto tempo poupado para cuidar do seu negócio atual e dos seus clientes.

 

Encontre o seu advogado perto de si Mais resultados

É advogado ou solicitador?

Referencie o seu escritório no primeiro website especializado para advogados e solicitadores!