Welink Legal Welink Legal
Comprar casa: preciso de um advogado?

Comprar casa: preciso de um advogado?

Welink Legal

Welink Legal

Comprar casa: preciso de um advogado?

Tendemos a querer fazer tudo sozinhos, não é verdade? Pois bem, comprar casa não é um processo no qual deva avançar sem ajuda e sem profissionais especializados ao seu lado. Vamos entender porquê!

 

Os advogados estão especialmente preparados para entender se todos os processos legais estão a ser conduzidos de acordo com os tramites da lei, correto?

 

Durante o processo de compra de casa é muito fácil que certos parâmetros sejam ignorados, ou que nem tudo esteja tão claro como devia. É aqui que entra a ajuda preciosa do advogado. 

 

Com ele por perto, desde o início, a sua compra de casa será, com certeza, mais tranquila e livre dos tão famosos valores “extra”, ou situações inesperadas. 

Comprar casa: leia isto antes de avançar

A decisão de comprar casa pode ser considerada uma das mais importantes no curso de vida de qualquer pessoa. Trata-se de um investimento muito grande e que vai espelhar o lugar onde vai passar a maioria do seu tempo e ao qual vai atribuir o sentimento de conforto, descanso e recato. 

 

Assim, quer ainda esteja a analisar as opções de mercado e as oscilações de preço em detrimento de vários fatores, ou já saiba exatamente que casa quer comprar, não tome está decisão sem ponderar cada detalhe e analisar até o mais pequeno pormenor do negócio. 

 

Para isto vai precisar de que? De um advogado. 

 

Aproveitamos a deixa para lhe falar da Welink Legal. Na nossa plataforma vai encontrar, à distância de um clique, diferentes advogados, alguns possivelmente especializados em direto imobiliário, o que pode ser crucial no seu processo de comprar casa. 

Compreenda a importância de recorrer a um advogado quando comprar casa

Por muito que se informe e esteja por dentro de todas as condições e formalizações, comprar casa é um processo que exige diferentes procedimentos fiscais e legais. 

 

O advogado será a pessoa responsável por assegurar os seus diretos legais enquanto comprador, certificando-se de que tudo está de acordo com a lei e que não existem pontas soltas a nível da Constituição.

 

Quando falamos de direitos legais, referimo-nos à verificação de possíveis hipotecas sobre o imóvel e taxas em atraso, por exemplo. 

 

No processo de comprar casa, o advogado também será responsável por escrever o contrato de promessa de compra e venda, e reunir tudo o que é necessário para avançar com a escritura.  

 

Algo que o pode confundir na compreensão da importância do advogado, é a presença do notário durante o processo. Todavia, em Portugal, o notário não tem a função de zelar pelos seus interesses, nem tão pouco pelos interesses do vendedor. No caso dos direitos legais do comprador (você), esta responsabilidade será atribuída ao advogado que contratar. 

 

Os advogados têm acesso a vários registos online, o que lhe facilitará muito a vida na hora de entender se a documentação do imóvel está em dia.  Assim sendo, considere as seguintes funções como algumas das mais importantes de um advogado durante o processo de comprar casa:

  • Certificar-se de que a documentação do imóvel está legalizada
  • Averiguar quem são os proprietários
  • Verificar se existem hipotecas ou outras dividas sobre o imóvel
  • Analisar documentos do condomínio, como atas e outros documentos financeiros
  • No caso de construções novas, o advogado é também responsável por verificar a solvência do vendedor e a licença de construção. 

Quando decide comprar casa são inúmeras as coisas a que não pode deixar de tomar atenção. Se puder deixar aquelas que são mais complexas para alguém especializado é ouro sobre azul, não acha?

 

Neste artigo estamos a focar-nos mais na parte legal do processo, não só porque acreditamos que é das mais complexas, mas porque é nessa parte que podemos ser essenciais na Welink Legal

 

Porém, e agora que já compreendeu a importância de um advogado na compra de casa, queremos que se questione a todos os outros níveis também. 

Comprar casa: pontos gerais essenciais a considerar

O importante é que se questione, coloque os seus pensamentos em todas as implicações deste investimento e entenda se chegou a hora certa para si. 

 

Pense no empréstimo bancário que terá de pedir e nas condições de cumprimento do pagamento. Dirija-se a um banco a faça simulações para que compreenda a sua situação real. 

 

Ter alguém responsável pela documentação é essencial, como já referimos acima. Certifique-se de que tudo está em ordem, tanto ao nível da papelada como de problemas internos de canalização, ou até da localização do imóvel. 

 

Considerando tudo isto, reunimos 3 pontos que consideramos essenciais no processo de comprar casa:

  • Informe-se sobre os créditos à habitação: Faça uma comparação inteligente das ofertas de cada uma das instituições financeiras, só assim saberá que está a tomar a melhor opção. Escolha um crédito à habitação adequado ao seu estilo de vida, que não vai exercer muita pressão na sua taxa de esforço, esta não deve ser superior a 33%. 
  • Esteja consciente sobre o tipo de casa a escolher: Este ponto será sempre influenciado pelo dinheiro que tem para investir. Mediante isto, decida se quer comprar uma casa nova ou usada, e escrutine as condições em cada uma das opções.
  • Muita atenção à documentação: Todo este artigo se resume à importância de ter alguém com conhecimento para lhe tratar da documentação. Esta é uma parte essencial para comprar casa e que pode ser crucial no sucesso do negócio. 

Esperamos que todas as suas dúvidas em relação ao papel de um advogado na compra de casa tenham ficado esclarecidas. 

 

Relembramos que pode recorrer à Welink Legal e encontrar profissionais próximos de si e com provas dadas em processos de direto imobiliário. 

É advogado ou solicitador?

Referencie o seu escritório no primeiro website especializado para advogados e solicitadores!